sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Mac OS: Um pouco da história desse fascinante sistema



História do Mac OS

O Macintosh Operating System (Mac OS) é a denominação do sistema operacional padrão dos computadores Macintosh produzidos pela Apple. Sua evolução ocorreu até a versão Mac OS X. A primeira versão foi lançada em 1984. Até antes da versão 7.6, era chamado apenas de System (ex.: System 4, System 7), da versão 7.6 em diante passou a ser chamado de Mac OS. Foi o primeiro sistema gráfico amplamente usado em computadores a usar ícones para representar os itens do computador, como programas, pastas e documentos. Também foi pioneiro na disseminação do conceito de Desktop, com uma Área de Trabalho com ícones de documentos, pastas e uma lixeira, em analogia ao ambiente de escritório. De início as pastas eram criadas renomeando-se uma “Pasta Vazia” que estava sempre na raiz do disco. A partir do System 2.0 o sistema foi modificado, com a inclusão do comando “Nova Pasta’” no menu Arquivo do Finder. O lançamento do Mac OS X foi um marco para o sistema operacional. Em sua décima versão, o sistema foi remodelado como um todo, inclusive o kernel, que passou a ser baseado no do Unix BSD.
Segurança no Mac OS

Configuração do Padrão de Segurança
A relação conservadora que a Apple estabelece com o fator segurança protege seu Mac de ataques em redes privadas e públicas, como a Internet. Todas as portas de comunicação são fechadas e todos os serviços básicos — compartilhamento de arquivos pessoais, compartilhamento de arquivos do Windows, compartilhamento pessoal da Internet, login remoto, acesso FTP, eventos remotos Apple e compartilhamento de impressoras — são desligados automaticamente. A conta de administrador do Mac OS X, diferentemente da conta de administrador do Windows, desabilita o acesso às funções principais do sistema operacional. Muitas pessoas acreditam que PCs com base Windows são inutilizáveis ao menos que utilizem a conta de administrador, o que expõe os PCs ao ataque. Em contrapartida, a configuração padrão do Mac OS X protege contra caracteres obscuros que podem facilmente controlar o sistema.

Firewall Pessoal
Todo o lixo eletrônico que recebemos hoje em dia é enviado de caixas de emails pessoais, normalmente de um computador com plataforma Windows. Piratas virtuais procuram máquinas fáceis de comprometer. O Tiger tem um firewall interno que protege o seu computador de acessos não autorizados monitorando todo o tráfego de rede. Quando você habilita o firewall pessoal no Mac OS X, toda conexão que chega é negada exceto aquelas que você permitiu. E agora, agindo de forma discreta, seu Mac nem ao menos saberá da existência de pessoas procurando por máquinas para atacar.

Atualização Automática
O Mac OS X pode baixar as atualizações dos aplicativos automaticamente, assegurando que você esteja sempre atualizado com os últimos patches de segurança e softwares lançados diretamente da Apple. A Apple marca digitalmente todas as atualizações, assim você pode ter a certeza de que eles vêm de uma fonte segura.

FileVault
Proteja a informação do seu Mac de olhares curiosos com o FileVault, que utiliza o último padrão de segurança do governo, a encriptação AES-128, para proteger todo o seu trabalho. E as encriptações e descriptações acontecem automaticamente de maneira que você nem fica sabendo o que aconteceu. O FileVault protege todas as informações da sua pasta principal de olhares curiosos, assim seus segredos continuam protegidos, sua lista de compras de natal mantém-se surpresa e seus extratos financeiros permanecem seguros.

Keychain
Para facilitar o gerenciamento de um número intimidador de senhas e permissões de redes de computadores, o Mac OS X inclui o Keychain. Essa opção armazena todas as suas informações para usar imagens de disco encriptadas, para log on em arquivos do servidor, servidores FTP e servidores Web. O Mac OS X adiciona automaticamente as informações da sua conta .Mac no seu Keychain. Quando você faz o log in no Mac OS X, o sistema abre o seu Keychain. Não é preciso digitar seu nome de usuário e senha para acessar os dados. Você pode configurar o Mac OS X para bloquear seu Keychain quando o sistema estiver dormindo ou inativo por um tempo. O sistema irá perguntar sua senha na próxima vez que você tentar acessar os dados protegidos. Outros usuários do sistema não poderão acessar o Keychain ou esses dados.


Deletar para Sempre
Agora você pode apagar completamente arquivos que não precisa mais. Quando você deleta um arquivo ou pasta, o Secure Erase Trash garante que este não exista mais. O processo tradicional de deletar arquivos simplesmente remove o nome do arquivo do seu diretório de disco, mas deixa os dados no lugar. O Secure Erase Trash escreve dados errôneos por cima do seu arquivo imediatamente, assim o arquivo que sumiu não pode ser reconstruído.

Encriptação de Imagem de Disco
Para obter alta segurança, você pode encriptar parte do seu disco rígido através do uso de uma imagem de disco. Você pode então enviar essa imagem de disco a outra pessoa que saiba a senha. Basta abrir o utilitário Disk Copy, fazer uma nova imagem e definir a encriptação. A imagem que irá aparecer agora no seu desktop é a de um volume. Quando o Keychain estiver bloqueado, ou quando você for enviar aquele arquivo de imagem de disco para outra pessoa a imagem ficará segura. Quando o seu Keychain estiver aberto, você pode copiar, mover e deletar arquivos da mesma forma como faria em um disco rígido normal.


Fonte:  perequeweb / http://www.gsmfans.com.br/index.php?topic=25948.0


Um comentário:

Debora Eduarda disse...

Blog bonito.. Gostei!