segunda-feira, 9 de abril de 2012

Sistemas de Arquivos


Definição de Sistemas de Arquivos

Um sistema de arquivos é um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas, que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao disco rígido. Diferentes sistemas operacionais usam diferentes sistemas de arquivos. Conforme cresce a capacidade dos discos e aumenta o volume de arquivos e acessos, esta tarefa torna-se mais e mais complicada, exigindo o uso de sistemas de arquivos cada vez mais complexos e robustos. Existem diversos sistemas de arquivos diferentes, que vão desde sistemas simples como o FAT16, que utilizamos em cartões de memória, até sistemas como o NTFS, EXT3 e ReiserFS, que incorporam recursos muito mais avançados.

Tipos de sistemas de arquivos

Sistema operacional
Tipos de sistema de arquivos suportados
Dos
FAT16
Windows 95
FAT16
Windows 95 OSR2
FAT16, FAT32
Windows 98
FAT16, FAT32
Windows NT4
FAT, NTFS (version 4)
Windows 2000/XP
FAT, FAT16, FAT32, NTFS (versions 4 et 5)
Linux
Ext2, Ext3, ReiserFS, Linux Swap(, FAT16, FAT32, NTFS)
MacOS
HFS (Hierarchical File System), MFS (Macintosh File System)
OS/2
HPFS (High Performance File System)
SGI IRIX
XFS
FreeBSD, OpenBSD
UFS (Unix File System)
Sun Solaris
UFS (Unix File System)
IBM AIX
JFS (Journaled File System)




Sistemas de arquivos Mac OS

Estes sistemas de arquivos têm sido o sistema de arquivos padrão do Apple Macintosh :
  • Macintosh File System ou MFS, 1984-1985, total apoio interrompido com o System 7.6.1
  • Hierarchical File System ou HFS de 1985 até o lançamento do Mac OS X, ainda há suporte a partir de 2007
  • Hierarchical File System Plus ou HFS +, lançado 1998, padrão desde que o Mac OS X
Macintosh File System ( MFS ) é um volume de formato (ou disco do sistema de arquivos ), criado pela Apple Computer para armazenar arquivos de 400K em disquetes . MFS foi introduzido com o Macintosh 128K em janeiro de 1984 .
MFS foi notável, tanto para a introdução de garfos de recursos para permitir o armazenamento de dados estruturados e, para armazenarmetadados necessários para apoiar a interface gráfica do Mac OS . MFS permite nomes de arquivo a ser até 255 caracteres de comprimento, embora Finder não permite aos usuários criar nomes com mais de 63 caracteres (31 caracteres em versões posteriores).MFS é chamado de sistema de arquivo plano, porque ele não suporta uma hierarquia de diretórios .
Pastas existia como um conceito sobre o MFS, Macintosh original, mas trabalharam de forma completamente diferente da maneira como eles fazem em sistemas modernos. Eles eram visíveis no Finder janelas, mas não nos abrir e guardar as caixas de diálogo . Havia sempre uma pasta vazia no volume, e se ele foi alterado de alguma forma (como, adicionando ou renomear arquivos), uma nova pasta vazia que parece, proporcionando assim uma forma de criar novas pastas. MFS armazenados todos os arquivos e informações de listagem de diretórios em um único arquivo. O Finder criou a ilusão de pastas, por armazenar todos os arquivos como um manipulador de diretório / arquivo identificador par. Para exibir o conteúdo de uma pasta especial, MFS iria verificar o diretório para todos os arquivos em que atua. Não houve necessidade de encontrar um arquivo separado contendo a listagem do diretório.
O Macintosh File System não suportam volumes superiores a 20 megabytes de tamanho, ou cerca de 1.400 arquivos. Embora esta seja pequena por padrões de hoje, ele parecia muito expansivo quando todos os Apple Macintosh computadores na época tinha um 400 kb de disquete.
A Apple apresentou Hierarchical File System como um substituto para MFS em setembro de 1985 . No Mac OS 7.6.1 , a Apple removeu o suporte para gravar em volumes MFS, e no Mac OS 8.1 suporte para volumes MFS foi removida completamente. Embora o Mac OS X não tem suporte embutido para MFS, um exemplo VFS plug-in da Apple chamado MFSLives fornece acesso somente leitura para volumes MFS.

O sistema de arquivos do Macintosh era o HFS (Hierarchical File System, ou sistema de arquivos hierárquico) que foi apresentado em 1985 pela Apple e continuou sendo usado por muitos anos. O HFS é um sistema de arquivos com estrutura de árvore, usado no Apple Macintosh, em que as pastas podem ser aninhadas em outras pastas. 

Atualmente é usado o HFS+ (Hierarchical File System Plus, ou sistema de arquivos hierárquico estendido), que é conhecido como sistema de arquivos Mac OS X Extended, e supera o seu antecessor em vários quesitos: pode trabalhar com endereços de bloco de arquivos de até 32bits, contra 16bits do sistema anterior; aceita nomes de arquivos com até 255 caracteres, em vez de apenas 31; tem formato de nome de arquivo Unicode, em vez do já antiquado MacRoman; possibilidade de lidar com arquivos de até 8EB (Exabytes) – um Exabyte equivale a mil Petabytes, um milhão de Terabytes ou um bilhão de Gigabytes. Esse é um dos motivos que faz os editores de vídeo gostarem tanto de usar um produto Apple.

Conclusão:

O MFS foi criado pela Apple Computer em 1984, de forma notável, para que fosse permitido o armazenamento de dados estruturados e para apoiar a interface gráfica do Mac OS. O MFS foi chamado de sistema de arquivo plano, já que não suportava hierarquia de diretório. Apesar de atualmente o seu volume superior a 20mb de tamanho parecer pequeno, na época em que os disquetes tinham 400kb, seu volume parecia expansivo.
No ano seguinte, a Apple apresentou Hierarchical File System parar suprir as necessidades do usuário, criando arquivos com estrutura de árvore (hierarquias não permitidas no MFS). O HFS trabalha com endereços de bloco de arquivos de 16 bits, nomes de até 31 caracteres e formato de nome de arquivo MacRoman. Nos Macs OS 7.6.1 já não suportavam gravar volumes MFS, e no OS 8.1, esse volume foi retirado completamente, tendo que ser criado posteriormente o MFSLives, um plug-in que dá acesso somente leitura para volume MFS.
Atualmente o HFS foi estendido, sendo criado o HFS+, tendo como diferencial de seu antecessor que pode trabalhar com endereços de bloco de arquivos de até 32bits, aceita nomes de arquivos de até 255 caracteres, com formato de nome de arquivo Unicode e a possibilidade de ter arquivos com até 8EB (exabytes), sendo um dos motivos principais para a evolução do produto da Apple.

Fonte:

http://www.hardware.com.br/termos/sistema-de-arquivos
http://pt.kioskea.net/contents/repar/filesys.php3
http://grupodeinfoaf.tumblr.com/page/3
http://macnificos.wordpress.com/sistemas-de-arquivos-mac-os/


Nomes:


Ademar de Souza
Beatriz Araujo
Guilherme Alves
Marcelo Matos
Rafael de França

Nenhum comentário: