Enquanto isso, a Apple ia de mal a pior. Seu sistema operacional foi ficando para trás, assim, começaram a desenvolver em 94 um sistema substituto, o Copland. Porém em 95, o Windows já estaria surgindo com um novo sistema operacional, o Windows 95. Temendo seu sucesso, a Apple resolveu lançar o sistema Copland do jeito que estava: A versão beta, completamente inacabado e cheio de problemas, mesmo com uma grande quantidade de engenheiros de softwares e uma grande verba. O CEO da época, Gil Amelio, passou vexame no evento anual da Apple para desenvolvedores (WWDC) demonstrando um sistema cheio de defeitos. O projeto passou a se chamar "Mac OS 8".
Numa situação crítica, a Apple resolveu reescrever os programas do sistema, porém era praticamente dado como uma "causa perdida". Sendo assim, a tática foi aproveitar o máximo possível de idéias do Copland para atualizações e futuras versões do Mac OS, assim surgindo o Mac OS 7.6, onde a Apple finalmente renomeou o sistema de "System" para Mac OS" como um nome mais forte para crescer no mercado.
A Apple obteve sucesso nessa estratégia e logo mais surgiu o Mac OS 8 com a ajuda de Steve Jobs que foi recontratado pela Apple.
Cerca de seis meses do lançamento do Mac OS 7.6, surgiu o Mac OS 8, que substituiu o que seria o Mac OS 7.7, logo após Steve Jobs retornar para a Apple. Foram adicionadas algumas tecnologias do Copland, que se tornou um projeto abandonado, e logo mais obteve algumas modificações em suas próximas atualizações (do Mac OS 8.1 ao Mac OS 8.6) como processador, os skins, uma interface mais agradável.
Esse sistema operacional fez tanto sucesso que vendeu mais de 1,2 milhões de cópias em duas semanas, sendo a maior atualização desde o system 7, mostrando que a Apple estava começando a se reerguer.
Em 98 a Apple começa a obter lucros depois de um bom tempo com vários prejuízos, já que finalmente a Apple reinventou o Mac. Jobs faz com que usuários comuns e profissionais voltem usar Macs através do G3, iMac, uma grande novidade que obteve bastante sucesso e alvo de críticas boas.
A próxima atualização foi o Mac OS 9, lançado em 99, classificado pela Apple como "O melhor sistema operacional em internet", uma vez que destacou sua capacidade de busca na internet, também foi adicionado o Apple Online (iTools) e a rede Open Transport foi otimizada. Porém, em questão de funcionabilidade, ele deixava a desejar, pois ainda não possuia uma memória protegida multitarefa preemptiva, surgindo apenas suporte na atualização de software.
Adeus Mac OS Classic!
O Mac OS 9 parou de ser desenvolvido em 2002, deixando de lado o Mac OS Classic (que era baseado no código da Apple) e dando início ao Sistema Operacional Mac OS X.
Neste vídeo, podemos conferir uma pequena brincadeira de Steve Jobs ao dar início a um novo sistema operacional.
Fontes:
http://www.dsicle.com/blog/2011/8/25/ive-been-meaning-to-make-this-post-for-months-but.html
http://macnificos.wordpress.com/mac-os-classic/
http://macmagazine.com.br/
http://macmais.com.br/materias/a-espantosa-historia-do-sistema-da-apple-que-deu-errado/
Nenhum comentário:
Postar um comentário