As maiores inovações na evolução dos sistemas operacionais da Apple e algumas curiosidades relacionadas.
Cheetah - O primeiro sistema da linha Mac OS X foi anunciado em janeiro de 1999, com o nome Mac OS X Server 1.0. O sistema foi a evolução do Mac OS anterior, que foi inspirado no sistema OPENSTEP desenvolvido pela extinta NeXT, empresa criada por Steve Jobs durante seu período de ausência na Apple.
A versão beta foi disponibilizada no ano 2000 e finalmente em março de 2001 a versão oficial foi lançada, com o codinome “Cheetah”. Ela era vendida a US$ 129 e trazia uma mudança radical em relação às versões anteriores do Mac OS. O núcleo do sistema foi remodelado e o sistema recebeu aprimoramentos na gerência de memória.
O Mac OS X Cheetah apresentou pela primeira vez a Dock, uma nova forma de organizar as aplicações do sistema operacional na interface com o usuário. Além disso, foram apresentados o aplicativo de e-mail Mail, o Address Book, um editor de texto novo chamado TextEdit, suporte a Multitask Preemptivo, suporte a PDF, interface Aqua, suporte a OpenGL, a utilização de AppleScripts e mecanismos de proteção de memória.
Esta edição foi a primeira a contar com o iTunes, o programa de música mais famoso da Apple. Apesar de todas estas novidades, o sistema sofreu muitas críticas principalmente no que tange o tempo de resposta da interface, a estabilidade do sistema e problemas de compatibilidade com hardware, por exemplo, para gravar CDs.
Como novidades, o Tiger introduziu o Spotlight, o mecanismo de busca da Apple, uma nova versão do Mail e os widgets. Para automatizar tarefas, foi feito o Automator que permite a programação de ações e para a acessibilidade foi desenvolvido o VoiceOver para a aplicação de zoom na tela e comandos de voz. Foi introduzido também o aplicativo Dictionary e o Grapher, que permite desenhar gráficos tridimensionais.
Leopard - O Mac OS X 10.5 “Leopard” foi lançado em outubro de 2007. O Leopard introduziu um design novo da área de trabalho, uma Dock nova, menus semitransparentes e novas interfaces para o iTunes. O desempenho foi otimizado e foi introduzido a Time Machine, ferramenta de backup da Apple. Além da Time Machine, alguns aplicativos sofreram atualização como o Dictionary, o iCal, iChat, Mail e Safari. Foi desenvolvido o BootCamp que permite que outros sistemas operacionais sejam instalados no Mac e a ferramenta Spaces para a utilização de múltiplas áreas de trabalho virtuais. Por fim, foi adicionado o suporte a aplicações 64-bit.
Snow Leopard - O Mac OS X 10.6, codinome “Snow Leopard” foi lançado em junho de 2009. Diferentemente das outras versões, o objetivo principal do Snow Leopard não foi introduzir muitas funcionalidades. O objetivo principal foi melhorar o desempenho e reduzir a utilização de memória. A maioria dos softwares da Apple foi reescrita para se adequar ao hardware mais moderno, também foram introduzidos novos arcabouços de programação como o OpenCL e por fim, extinguiu-se o suporte a Macs de arquitetura PowerPC. Como novidades, foi apresentado um Finder totalmente reescrito, um Boot Camp com suporte à leitura e escrita em partições Windows, suporte a multitoque na maioria dos MacBooks, uma versão puramente 64-bits do QuickTime, Safari 4 e uma melhora na acessibilidade fornecida pelo VoiceOver.
Lion - Em Outubro de 2010, a Apple inovou e trouxe o Mac OS X 10.7, codinome “Lion”. O Lion apresentou o conceito da App Store, onde os usuários podem comprar os aplicativos para Mac em uma única interface, semelhante a iTunes Store. Também foi adicionado o mecanismo de compartilhamento de arquivos entre Macs, o Airdrop. Os mecanismos de autocorreção do iOS (sistema operacional dos iPods Touch, iPhones e iPads) foram integrados ao sistema. Além disso, foi introduzido o AutoSave para salvar automaticamente documentos e o FaceTime para videoconferências.
Nesta versão, o aplicativo Mail foi refeito para ficar semelhante ao do iOS e foi implementada a função "resume" que permite que o Mac seja desligado e depois religado com todos os aplicativos e configurações que estavam abertas. Por fim, a Apple trouxe a funcionalidade Versions, que realiza um controle automático de versão sobre cada documento editado.
Essa versão receberá também o Game Center, que tem a mesma função do iOS e permite a organização de jogos online, a integração com o Twitter e o Centro de Notificações. Espera-se que, cada vez mais, o OS X se aproxime do iOS e vice-versa. Desta forma, ouso arriscar que a tendência é que os sistemas da Apple deixem de ser sistemas complementares e se transformem em uma única plataforma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário