sexta-feira, 23 de março de 2012

E se Steve Jobs não tivesse existido?!

               Quando se cita Steve Jobs facilmente pode-se sinonimizar este nome em termos como: facilidade, ou talvez acessibilidade... e até, praticidade, design e outras diversas características que definem não só sua personalidade intrigante, mas também a sua imperialização no mundo tecnológico...



E como seria se Steve Jobs não tivesse existido?!


A indústria, não só de informática, mas de telefonia, música e cinema seria muito diferente, muito limitada. Foi Jobs quem aplicou a ideia de um computador pessoal, sem ele, os computadores continuariam extremamente complexos e seriam destinados apenas à empresas e pessoas que soubessem muito bem o que estavam fazendo com a máquina.


     Sistema Operacional


                Os computadores deixaram de ter uma aparência amedrontadora para muitos usuários graças a Jobs. Os computadores possuíam apenas linhas de comandos com o sistema DOS em vez de janelas e ícones; e então Steve Jobs pensou extremamente em computadores pessoais, computadores para pessoas leigas que não haviam grandes experiências em máquinas como essas.
                A genialidade dele nesta etapa foi introduzir e unir tecnologia complexa e design inteligente. Possibilitando que algo tão incompreensível fosse acessado por pessoas que não tivessem conhecimento profundo de informática. E aí que entra uma de suas tantas obras: Macintosh. Que por sua vez, serviu de modelo para as posteriores criações de sistemas operacionais.


        Na música

            O pensamento tão amplo de S.Jobs não se limitava ao mundo da informática. Além dos IPods, sua grande estrategia foi o ITunes, um serviço online legalizado de download de músicas. O ITunes proporcionou facilidade na vida de músicos podendo armazenar seu trabalho online e vendendo para quem se interessasse. ITunes foi uma ótima ferramenta de combate à pirataria. Tanto por ser tão revolucionária, quanto por exercer preços acessíveis facilitando não só as gravadoras, mas também bandas independentes e internautas.


         E até na televisão....


             Steve Jobs dirigiu a grande indústria de animação PIXAR, na qual lhe proporcionou alguns bilhões a mais.
               "Se hoje existem desenhos animados em 3D, é graças a Pixar, que foi dirigida por Jobs desde a década de 1990. A empresa produziu o primeiro filme infantil animado inteiramente por computador, TOY STORY. Sem ela, as animações convencionais em 2D teriam durado mais tempo. A Disney seria menor e não tão bem-sucedida. A parceria com Pixar arrecadou mais de US$ 6 bilhões e reverteu a queda brusca na popularidade de suas animações". (Jocelyn Auricchio - REVISTA Mundoestranho)

             Jobs não teve apenas sucesso em sua jornada...

  • Em 1983, Jobs criou a Lisa, um projeto que, em tese, deveria ser uma melhoria de Apple II. Porém o projeto custou caro demais e, no fim, ficou muito parecido com o produto anterior.
  • APPLE TV - Jobs pensou em criar uma espécie de computador multimídia, mas a falta de conteúdo e a complexidade de transferência de dados barraram a sua ideia.
  • Jobs fundou a empresa NEXT em 1985. Foi um fracasso financeiro e só não foi por água a baixo porque foi comprada em 1996 pela Apple, trazendo Jobs de volta à empresa. 



Fonte e insparação: REVISTA "mundoestranho (novembro 2011) - EDITORA Abril

                 



           


Nenhum comentário: